Situada em um penhasco arborizado acima de uma vasta praia no nordeste do Brasil, a pequena cidade de Trancoso é um dos pontos litorâneos mais charmosos da América do Sul. Fundada pelos jesuítas em 1586, desfrutou de séculos de obscuridade antes de hippies e surfistas a descobrirem na década de 1970. Seguiram-se turistas ricos de São Paulo e, hoje em dia, as casas de praia aqui trocam de mãos por milhões – mas Trancoso foi poupada do turismo de massa pelo seu afastamento e ainda tem um ar descontraído e ligeiramente boémio.

A costa ao sul é gloriosamente selvagem por quase 300 milhas até a próxima grande cidade, Vitória. Vale a pena percorrer o caminho arenoso que sombreia esta costa, interrompido aqui e ali por amplos estuários fluviais de beleza deslumbrante, com coloridos e antigos barcos de pesca para ferrys. Esta é a área onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez na América do Sul em 1500. Não é preciso ir muito longe para encontrar reservas florestais protegidas pela Unesco, reservas indígenas com centros culturais acolhedores, pequenas aldeias piscatórias colonizadas pelos primeiros colonos europeus e uma interminável sucessão de magníficas praias.

Onde ficar em Trancoso
No coração de Trancoso fica o “quadrado”, um grande campo verde cercado por coloridas casas de pescadores, muitas das quais hoje abrigam restaurantes e boutiques. À noite, os moradores jogam futebol diante de sua igreja simples e caiada e, à noite, suas árvores são iluminadas por centenas de lanternas.

Criado pelo estilista holandês Wilbert Das em 2009, o UXUA Casa Hotel & Spa é o hotel boutique de alto padrão original de Trancoso, e ainda o melhor. Ocupando uma dúzia de casitas rústicas de luxo situadas em meio a um jardim de selva ao lado do quadrado, é um refúgio elegante de paz no coração da ação. O hotel também tem o seu próprio bar de praia e os funcionários podem organizar todo o tipo de aventuras, incluindo visitas às oficinas de artesãos locais com as quais Das colaborou no seu design.

Recentemente inaugurado ao lado de uma praia fora da cidade, o novo resort Fasano tem 40 vilas minimalistas e claras situadas em jardins bem cuidados. Há uma enorme piscina, spa, academia e dois bons restaurantes. É um pequeno mundo mimado e independente, e também oferece fácil acesso a praias ainda mais selvagens próximas, melhor alcançadas de barco ou de quadriciclo sobre as dunas.

A estrada para o sul
A primeira parada obrigatória na estrada ao sul de Trancoso é a Praia do Espelho, ou “Praia do Espelho”, assim chamada pelas piscinas que nela se formam na maré baixa, refletindo o céu. Ocupando uma antiga casa de fazenda no topo de uma colina solitária ao lado da praia está o Hotel Calá & Divino, um lugar atemporal e levemente sobrenatural, com pequenos bangalôs imaculados para os hóspedes e imensas vistas para o mar.

Um jardim idílico à beira-mar
Estabelecida pela primeira vez pelos portugueses em 1534, a remota comunidade pesqueira de Caraíva é considerada a vila colonial mais antiga do Brasil. Mochileiros das grandes cidades do país descobriram-no há alguns anos, mas o conselho da sua aldeia tem lutado com grande sucesso para preservar a sua tranquilidade. A maioria de suas pousadas e restaurantes são excelentes, e não há carros em suas ruas arenosas, nem edifícios novos, nem iluminação pública para roubar o espetáculo de seus céus noturnos fabulosamente escuros.

Escondido em uma rua tranquila está Le Paxa, a casa de um ex-produtor musical de sucesso, com duas casitas lindamente decoradas para os hóspedes. Eles estão em glorioso isolamento em um jardim à beira-mar, sob as copas extensas de árvores antigas, e a poucos passos de uma cerca baixa com um portão que se abre diretamente para outra praia sublime.

O proprietário é um ótimo guia da aldeia, podendo organizar passeios de barco fluvial até o centro cultural da reserva indígena Pataxó, onde acontecem diariamente palestras e demonstrações de rituais e outras tradições culturais.

Uma praia no fundo do além
Duas horas depois fica Corumbau, outra pacata vila ribeirinha, além da qual se estende talvez a mais magnífica de todas as praias oceânicas ao sul de Trancoso. Atrás das areias fica a Fazenda São Francisco, um hotel com uma dúzia de enormes vilas para hóspedes espalhadas entre palmeiras em uma antiga plantação de coqueiros. Assim como o Fasano, é um ótimo lugar para relaxar alguns dias, com boa comida, uma enorme piscina, quadra de tênis e muitos equipamentos para esportes náuticos.

Como chegar lá
Entre os maiores especialistas em viagens de luxo no Brasil está Tom Robinson, da operadora de turismo carioca Dehouche, que pode organizar viagens sob medida a partir de £ 4.500 por pessoa, por 12 noites, incluindo voos.